Segundo alguns místicos, entre eles Santa Teresa de
Ávila, é possível classificar a Oração em níveis. Claro que não há uma lógica
matemática na equalização e caracterização desses níveis. Eles podem variar de
pessoa pra pessoa. No entanto, aqui vamos subdividi-la em 4 graus.
O primeiro
grau
O primeiro grau é aquele em que a pessoa ainda não
possui a concentração necessária para entrar em Oração. Isso acontece devido à
falta de costume e, por consequência, da distração. Os sentimentos ainda estão
muito voltados para o que é externo. Não é fácil entrar em contato consigo
mesmo e com aquilo que é mais íntimo em si. Mas é preciso persistir. Nenhum esforço
será em vão. Aos poucos, começa-se a conversar com Deus sem uma oração formal. Apenas
seguindo aquilo que o coração diz. Iniciando-se com reflexões e culminando com
o amor ao divino.
O segundo
grau
O segundo grau também é chamado de oração de
quietude. Nesse estágio, há uma grande tranquilidade para a mente. Paz, satisfação
e felicidade são sentidas por aqueles que oram. A alma fica cheia de Deus. Contém
plenitude, graça; é bom e agradável ao mesmo tempo. É uma sensação que não pode
ser descrita, apenas aproveitada.
É um estágio que pode ir e voltar algumas vezes
durante a prática da oração. Para alcançá-lo basta abandonar as preocupações
com as coisas do mundo, permanecer quieto, sem buscar palavras para agradecer
ou demonstrar arrependimentos. Não, não faça nada, apenas sinta. Essa é a
condição para que se possa adentrar no segundo grau de oração.
O terceiro
grau
No terceiro grau, a mente, o pensamento, a memória
e a imaginação ficam muito mais sossegadas. Totalmente entregues à oração. As sensações
de felicidade, paz e contentamento são maiores do que no segundo grau. Atinge-se
um sentimento de devoção e lágrimas de satisfação podem jorrar no rosto.
O quarto
grau
Nesse grau, há uma união mais estável, intensa e
profunda do que a anterior. É como um estado de um imenso êxtase. A mente já
não se atrapalha com as coisas mundanas e esse estágio não vai e volta como nos
anteriores, a mente fica totalmente entregue à oração.
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