quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alguns apontamentos sobre a crucificação

Crucificação (imagem: Blog Canção Nova)
  • Um primeiro e importante fato que deve ser observado sobre a crucificação é que essa era uma pena aplicada pelos romanos. Os judeus quando aplicavam a pena de morte geralmente utilizavam o apedrejamento. Logo, o suplício e a morte de Cristo devem ser vistos como responsabilidade de Roma, excluindo-se assim a culpa secularmente feita aos judeus.
  • A cruz era um instrumento usado para a tortura e morte de ladrões, malfeitores, rebeldes e todo tipo de vilania e insurgência.
  • Os homens eram crucificados com as costas voltadas para a cruz. As mulheres, ao contrário, tinham a frente de seu corpo voltada para a madeira do instrumento mortal.
  • Dependendo dos crimes cometidos podia-se, antes do cumprimento da pena, quebrar os braços dos condenados à cruz se seus delitos fossem de violência, ou as pernas caso o crime fosse de fuga.
  • Na crucificação era inserido um grande prego abaixo do períneo, que servia como um alicerce para sustentar o corpo na cruz. Caso o crucificado fosse condenado por violação de mulheres esse prego era posto exatamente nos órgãos sexuais do agressor.
  • Na época de Cristo havia duas formas de crucificar alguém: de cabeça para cima e de cabeça para baixo. Aqueles que fossem condenados por crimes comuns eram crucificados com a cabeça para cima. Já os condenados por delitos políticos ou de tramar contra o Império Romano sofriam a pena de cabeça para baixo. Jesus fora condenado com mais dois criminosos e, até onde sabemos da história, de cabeça pra cima, assim como os outros dois. Logo podemos compreender que ele fora visto por Roma como um criminoso comum, ao contrário de alguns cristãos, dos primeiros séculos de nossa Era, que foram crucificados para baixo.

Um comentário:

  1. E hj a cruz é o símbolo mais comum de fé... Será que se Jesus fosse colocado em uma dama de ferro hj teríamos pequenos caixões no pescoço? No final a gente acredita no que a gente quer acreditar...

    ResponderExcluir