segunda-feira, 8 de abril de 2013

Graus de Oração



Segundo alguns místicos, entre eles Santa Teresa de Ávila, é possível classificar a Oração em níveis. Claro que não há uma lógica matemática na equalização e caracterização desses níveis. Eles podem variar de pessoa pra pessoa. No entanto, aqui vamos subdividi-la em 4 graus.

O primeiro grau

O primeiro grau é aquele em que a pessoa ainda não possui a concentração necessária para entrar em Oração. Isso acontece devido à falta de costume e, por consequência, da distração. Os sentimentos ainda estão muito voltados para o que é externo. Não é fácil entrar em contato consigo mesmo e com aquilo que é mais íntimo em si. Mas é preciso persistir. Nenhum esforço será em vão. Aos poucos, começa-se a conversar com Deus sem uma oração formal. Apenas seguindo aquilo que o coração diz. Iniciando-se com reflexões e culminando com o amor ao divino.

O segundo grau

O segundo grau também é chamado de oração de quietude. Nesse estágio, há uma grande tranquilidade para a mente. Paz, satisfação e felicidade são sentidas por aqueles que oram. A alma fica cheia de Deus. Contém plenitude, graça; é bom e agradável ao mesmo tempo. É uma sensação que não pode ser descrita, apenas aproveitada.

É um estágio que pode ir e voltar algumas vezes durante a prática da oração. Para alcançá-lo basta abandonar as preocupações com as coisas do mundo, permanecer quieto, sem buscar palavras para agradecer ou demonstrar arrependimentos. Não, não faça nada, apenas sinta. Essa é a condição para que se possa adentrar no segundo grau de oração.

O terceiro grau

No terceiro grau, a mente, o pensamento, a memória e a imaginação ficam muito mais sossegadas. Totalmente entregues à oração. As sensações de felicidade, paz e contentamento são maiores do que no segundo grau. Atinge-se um sentimento de devoção e lágrimas de satisfação podem jorrar no rosto.

O quarto grau

Nesse grau, há uma união mais estável, intensa e profunda do que a anterior. É como um estado de um imenso êxtase. A mente já não se atrapalha com as coisas mundanas e esse estágio não vai e volta como nos anteriores, a mente fica totalmente entregue à oração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário