domingo, 26 de maio de 2013

Corpus Christi

No dia 30 de maio será festejado o Corpus Christi. Essa data foi determinada como a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo seguinte ao de Pentecostes. O Corpus Christi é um dia reservado para celebrar o ato da comunhão com o corpo de Cristo.

Sua origem remonta à Idade Média, quando um sacerdote, Pedro de Praga – que tinha dúvidas se o corpo e o sangue de Cristo constavam realmente no pão e vinho da missa – viu uma hóstia sangrar. Esse milagre foi conferido pelo próprio Papa da época, Urbano IV, que decidiu instituir uma data para celebrar a Eucaristia. Assim, foi criado o dia de Corpus Christi.

Desde então, muitos milagres com hóstias sangrando foram relatados. O mais recente foi na Alemanha, em 1970. Eles só confirmam a importância desse ritual simples (ingerir a hóstia durante a missa), mas com uma significação muito sagrada.

A Eucaristia está presente em várias Igrejas cristãs. Seu simbolismo remete à Santa Ceia, ocasião em que Jesus dividiu o pão e o vinho entre os apóstolos, sendo que o pão foi repartido como o corpo de Cristo e o vinho como seu sangue.

Hoje, nos rituais católicos é oferecida a hóstia para a realização da Eucaristia. Nessa parte do ritual ocorre a transubstanciação, ou seja, toda substância do pão converte-se na substância do Corpo de Cristo e toda substância do vinho na substância do Sangue de Jesus. Essa conversão ocorre na oração eucarística através da palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo.

Contudo, nem todos podem ingerir a hóstia sagrada. É preciso que, primeiro, não haja consciência de pecado mortal. Se assim houver, deve-se fazer o sacramento da Reconciliação. É importante também o espírito de recolhimento e oração, o jejum prescrito pela Igreja e ainda gestos e trajes de respeito para com Cristo. Assim, o milagre de Cristo vive na alma de quem é comungado.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário