terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

1° Ano / Egrégoras

Em janeiro último o Blog Fé Mística completou 1 ano. Pode parecer pouco, mas trata-se de uma importante conquista para este que vos escreve. Foram 12 meses lapidando temas de misticismo e esoterismo e transformando-os em textos acessíveis e interessantes para qualquer tipo de público.

Em 1 ano o Blog conseguiu uma parceria com a editora Minuano e, o mais importante, editou a Revista Fé Mística, ainda no primeiro número, mas com perspectivas muito promissoras. Agora, em 2014, a meta é continuar a apresentar novos textos todos os meses e produzir conteúdo inédito para a Revista Fé Mística. 

Para iniciar esse ano escolho o tema Egrégoras para a primeira postagem. Muitos dos que leem esse Blog já ouviram falar ou têm uma certa noção sobre o que seja isso. Mas para quem desconhece totalmente esse assunto vamos começar do básico: o que é uma egrégora?

A egrégora é uma imagem astral formada por uma união de pensamentos em comum sobre um determinado tema. Como exemplo, podemos citar a Igreja Católica. São milhões [ou quem sabe bilhões] de pessoas que possuem a mesma fé e direcionam o pensamento para o mesmo ponto.

Uma pessoa pode se integrar à determinada egrégora através de um ritual de iniciação ou por uma adesão intelectual. Uma vez dentro dela, o homem, ou a mulher, passa a ser uma célula que a constitui e a acresce com suas qualidades e defeitos. Em troca a egrégora protege seu partícipe de eventos no mundo físico. A egrégora também pode ser negativa, sugando a energia de quem à ela está ligado.

Outro exemplo da força das egrégoras, é quando alguém que estuda sobre um determinado assunto acaba incorporando e aceitando as ideias desse assunto ficando cada vez mais próximo a ele. Uma corrente de pensamento, no entanto, só se torna viva e longeva caso haja rituais que a prosperem. Assim, se cessar os ritos que a compõem, lentamente a egrégora morre. Alias, essa morte pode ocorrer, também, como praticava a Inquisição, queimando todos os seus integrantes pelo fogo de e eliminando todos os símbolos e escritos relacionados à ela.

Para concluir, é possível citar algumas egrégoras, pelo menos algumas poderosas, são elas: Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Budismo, Martinismo, Thelemistas (seguidores de Aleister Crowley), Wicca, entre outras.

 E agora, sabendo o que é uma egrégora, por favor, escreva nos comentários desse post se você faz parte de uma. Será uma colaboração muito enriquecedora de você que lê esse Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário