sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aniversário de São Paulo



Hoje São Paulo completa 459 anos. E, com essa idade, muitos fatos importantes já ocorreram por aqui. A cidade já foi ponto de saída das Bandeiras, palco de greves anarquistas, cenário da Revolução de 1932, capital econômica do Brasil e centro de muitos outros eventos culturais, econômicos e sociais que mudaram o pensamento de um país inteiro.

Mas não é dessa São Paulo que quero falar aqui. Tão importante quanto esses pontos já citados é a vida espiritual do cidadão paulistano. Quem vê homens e mulheres presos no trânsito ou percorrendo apressadamente as ruas da cidade nem imagina que por trás da pressa e do estresse há milhares de pessoas que têm a crença em algo maior e não material.

A maioria dessa população é católica, mas é cada vez maior o número de evangélicos. Mas São Paulo ainda comporta espíritas, judeus, budistas, muçulmanos, membros de religiões afro-brasileiras e muitas outras crenças que, no mínimo, ajudam o cidadão a suportar todo o estresse que é viver na maior metrópole da América do Sul.

Para se ter uma ideia, em números aproximados, num universo de mais de 11 milhões e 200 mil pessoas:

·         6 milhões e 549 mil são católicas
·         2 milhões e 487 mil são evangélicas
·         531 mil são espíritas
·         69 mil são praticantes da umbanda e do candomblé
·         43 mil são judeus
·         75 mil são budistas
·         8 mil são muçulmanos
·         7 mil possuem religião com tradições esotéricas

Há ainda outras religiões e até mesmo pessoas que não creem em nenhuma religião ou são ateias.

Todas essas crenças, história, economia e, acima de tudo, muito trabalho é o que faz São Paulo ser o que é hoje, um gigante que ainda pode ser considerado o motor desse país.

Parabéns São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário