segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dia Mundial da Religião



Hoje, 21 de janeiro, comemora-se o dia mundial da religião. Essa é uma data de reflexão sobre a grandiosidade e importância das religiões para a população mundial.

A religião está presente na vida do homem desde a pré historia. E, ainda hoje, em pleno século 21, continua viva e atuante em muitos países. Nem mesmo os avanços da ciência e tecnologia foram capazes de enfraquecer as crenças e dogmas que a permeiam.

Para muitos, ela é uma ferramenta para entender o mundo. Outros já a veem como uma possibilidade de dominação. Esses, na verdade, estão interessados em usar a fé e boa vontade dos homens para realizar os atos mais espúrios e imorais, como a intolerância, por exemplo.

Mas, ainda assim, a religião é muito importante na vida do ser humano, pois ajuda a formar os valores éticos e morais que permitem uma boa convivência em sociedade. E, por ela, encontram-se respostas para os fenômenos da natureza que agem, direta ou indiretamente, sobre a vida do homem e do planeta.

Quanto mais essas respostas se aproximam das crenças de um indivíduo, maior é sua fé: o grande motor que move as religiões. Realmente é impressionante o que o ser humano é capaz de fazer quando tomado pela fé. Muitas vezes produz aquilo que os católicos chamam de milagres e que cada crença denomina e explica a sua maneira. E é por não cessarem os milagres – a maioria deles inexplicáveis pela ciência – que as crenças religiosas conquistam mais fiéis a cada dia que passa.

Hoje, pode-se contar milhares de religiões ao redor do mundo. Mas algumas predominam e influenciam o destino da humanidade. É o caso do Cristianismo, Islamismo, Budismo e Hinduísmo, que juntos somam mais de 4,65 bilhões de fieis, isso numa estimativa baixa, de acordo com a Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário