segunda-feira, 23 de março de 2015

Jihad

É com grande preocupação e alarme que vejo as notícias sobre o oriente médio nesses últimos meses. A região já há algumas décadas tem se mostrado instável. Aliás, se for feita uma análise, mesmo que superficial, se perceberá que aquela área sempre foi palco para diversas guerras e conflitos. Nesses últimos anos, porém, entrou em atividade um grupo terrorista que impressiona pela crueldade e radicalismo.  Trata-se do Estado Islâmico.

Esse grupo se originou no Iraque, no vácuo de poder deixado por Saddam Hussein e pela incompetência norte-americana de gerir os territórios conquistados através de guerras na região. Haja vista o que aconteceu no Afeganistão, que ainda não se recuperou da Guerra ao Terror e sofre com os constantes ataques terroristas detonados pelo Taleban e Al Qaeda. Mas, voltando ao Estado Islâmico, pode-se dizer que ele adquiriu grande poder após a Guerra do Iraque. Soma-se a isso outra ação diplomática equivocada dos Estados Unidos, a de apoiar a guerra civil na Síria. Esse conflito foi determinante para o crescimento do Estado Islâmico.

Aos poucos esse grupo conquistou diversos territórios na Síria e de lá se espalhou pelo Islã, principalmente pelos países da primavera árabe. De origem sunita o Estado Islâmico se propõe a ser um califado com autoridade sobre todos os países muçulmanos. Seus atos mais sangrentos são o de sequestrar estrangeiros e degolá-los na frente de uma câmera de TV. Recentemente, eles abriram fogo em um museu de Túnis, na Tunísia, e mataram oito pessoas. Na Líbia, degolaram um grupo de cristãos coptas que moravam no Egito. Outro ataque que merece destaque é a destruição de peças antigas em museus do Iraque e da Síria. Centenas de artefatos foram roubados e vendidos no mercado negro, outras dezenas de esculturas da antiguidade foram destruídas.

Brigada cristã no Iraque (Foto: AFP Photo/Safin Hamed)
Para combater o Estado Islâmico formou-se no Iraque, na cidade de Nínive, a primeira brigada cristã do oriente médio. Trata-se de 600 voluntários que receberam treinamento militar e se dispuseram a reconquistar cidades cristãs ocupadas pelo grupo terrorista. Isso, num primeiro momento, pode ser visto com otimismo. Mas, se tratando o Oriente Médio, todo receio é pouco. A formação de exércitos de acordo com uma religião é um retrocesso. Voltamos à Idade Média. Pensar em novas cruzadas contra o inimigo muçulmano é perigoso já que, como acontece frequentemente, a guerra religiosa resulta em mais ódio e daí para o aumento do terrorismo é apenas um passo.

Ainda assim, concordo que os cristãos não podem permanecer desprotegidos. Pois corre-se o risco de serem totalmente eliminados da região. Ou seja, eles não podem depender somente da vontade dos governantes de lutar contra o inimigo terrorista. Agir passivamente pode representar um suicídio.  Por outro lado, no futuro, podem-se transformar em um novo grupo sectário e separatista, aumentando ainda mais a instabilidade na região.

A solução para esse conflito está longe de ser visualizada. Intervenções militares, por países ocidentais, não se revelaram eficientes, já que essas nações já provaram desconhecer o território e a cabeça dos jihadistas. Além disso, há sempre o risco de serem retaliadas em seus próprios territórios por ataques terroristas. Para conseguir amenizar a situação nesses países do Oriente Médio a democracia revelou-se ineficaz. Parece que a melhor maneira é a subida ao poder de um governo forte o suficiente para ser repressor contra terroristas e, ao mesmo tempo, presente no coração dos cidadãos. E isso, infelizmente, ainda está longe de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário