segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Enoque e sua simbologia

O nome Enoque aparece na Bíblia sendo duas pessoas diferentes. Primeiro ele é filho de Caim que, após sua concepção, construiu uma cidade com o seu nome. Depois, Enoque surge como um dos patriarcas antidiluvianos. Ele é filho de Jared e pai de Matusalém. Viveu na superfície da Terra por 365 anos. Um número que pode parecer alto para os padrões humanos, mas que se comparado à idade dos outros patriarcas é muito baixo, haja vista seu filho, Matusalém, que viveu 969 anos.

A pouca idade, entretanto, não é o maior mistério que o ronda. No relato bíblico, ao contrário de seus antepassados e descendentes, não há uma só palavra que diga que Enoque morreu. Isso mesmo. A Bíblia não fala de sua morte. As escrituras dizem que ele andou com Deus e depois de 365 anos este o arrebatou. Trata-se de um dos poucos casos em todo texto bíblico de que um personagem não morre e anda com Deus ainda em vida. Tudo bem, o Gênesis, assim como praticamente toda a Bíblia, é um livro que se utiliza de símbolos ao invés de retratar a verdade histórica. Sendo assim, falar se Enoque morreu, ou não, pode parecer inútil. Mas não é. Pois se tratando de símbolos o fato de ele ser uma exceção representa um significado, simbólico mas existente.

Talvez a resposta para esse enigma esteja no Livro de Enoque. Nele, o autor narra a descida de alguns anjos ao planeta Terra para tomar como esposas as filhas dos homens. Ao fazerem isso, esses seres, comandados por Samyaza, ensinaram à humanidade diversos sortilégios. O mundo encheu-se de luxúria, depravações, derramamento de sangue e iniquidades. Mas Enoque permaneceu justo e bom e foi o enviado de Deus para conversar com os anjos e levar as ordens do altíssimo ao universo. O restante da história todos já conhecem. Deus eliminaria toda humanidade em um dilúvio e um descendente de Enoque – Noé – seria o escolhido para repovoar a Terra.

Alfabeto Enoquiano
Há outros mistérios sobre Enoque. Um, em especial, trata-se da magia enoquiana. Um tipo de magia que tem como objetivo invocar e evocar anjos. Mas não pense que anjos são esses seres bonzinhos com asinhas e prontos para te proteger dos perigos. Os seres angélicos da magia enoquiana são entidades antigas e muito poderosas. Para convocá-los é necessário utilizar símbolos complexos que são chamados de linguagem enoquiana. Esse tipo de magia veio à tona no século XVI através dos místicos e magos ingleses Edward Kelley e John Dee. Futuramente, nos séculos XIX e XX a Golden Dawn utilizou-se muito desse tipo de magia, assim como Aleister Crowley que se dizia a própria reencarnação de Kelley.

Edward Kelley
Tudo isso faz de Enoque um personagem mais do que misterioso, do tipo que merece ficar oculto, pois suas histórias, mais do que filosóficas ou teológicas, podem ser, acima de tudo, perigosas. Portanto, se essa matéria despertou seu interesse e, por isso, você deseja procurar mais a respeito, cuidado com o que busca em relação a Enoque, pois, para o bem ou para o mal, você pode encontrar.

(fontes: O Livro de Enoque e Bíblia de Jerusalém)
  


















Apoio

2 comentários: